Santos x Cruzeiro: as semifinais de 2000
No ano de 2000, Santos e Cruzeiro protagonizaram um duelo fantástico nas semifinais da Copa do Brasil daquele ano. Em sua trajetória na competição, o Cruzeiro eliminou Gama, Paraná, Caxias, Athletico Paranaense e venceu o Botafogo nas quartas de final. Já o Santos passou por Serra, Coritiba e Juventude, atropelando o Flamengo nas quartas de final.
O primeiro jogo foi realizado no Mineirão. O Cruzeiro, treinado por Marco Aurélio, abriu o placar com um pênalti convertido por Geovanni. No segundo tempo, Donizete Oliveira, um dos jogadores mais contestados da equipe mineira, marcou um golaço com uma bomba de fora da área. O time mandante conquistou a vitória por 2 a 0, com uma grande atuação do goleiro André.
No jogo de volta, na Vila Belmiro, era esperado pelo menos uma vitória do Peixe. No entanto, o time celeste contava com um excelente reforço: o meia Ricardinho, que voltava de suspensão. E foi ele quem abriu o placar no estádio do alvinegro praiano, com um belo gol de fora da área.
Rincón empatou o jogo para o Santos em cobrança de pênalti, pouco antes do intervalo. No segundo tempo, Oséas recebeu um belo passe de Marcos Paulo e deixou o Cruzeiro na frente novamente. Foi o décimo gol do atacante cruzeirense na competição, estabelecendo o recorde do torneio na época.
Aos 32 minutos do segundo tempo, André Luis deixou tudo igual no placar novamente, mas já não adiantava nada. O Santos tinha que vencer por 5 a 2 para conseguir a classificação, o que não aconteceu. O Cruzeiro foi para a final, onde derrotou o São Paulo e conquistou o título.